sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Conversando com Deus - Jonas 4

Esse conto se encontra no capítulo 4 do livro de Jonas. A versão utilizada é a Nova Tradução Bruno Ribeiro Corrigida. Boa leitura!

- Por quê? Eu não entendo, Deus. Onde o Senhor está?

O homem andava de um lado para outro com o rosto vermelho de raiva.

- Deus, o Senhor está ouvindo? Fiz exatamente como o Senhor disse: Fui lá, disse áqueles pecadores o que estava para acontecer, e agora o Senhor volta atrás no que havia dito? O Senhor não cumpriu sua parte no trato. Veja só, Deus! Agora eu pareço um idiota! O que as pessoas vão pensar de mim? Que eu sou uma piada! Um charlatão, um perdedor... Eu só quero morrer, Deus, ok? Já que o Senhor não os matou, que tal me deixar morrer em vez disso? Eu estarei melhor morto! Deus? O Senhor esta aí?

Silêncio. Só se ouve o som do cascalho sob as sandálias do homem, seguido pela nuvem de poeira produzida quando ele se deixa cair no solo.

- Deus? Está quente, e eu estou cansado e com sede. Eu gastei o meu precioso tempo pregando aqui em Nínive, e agora pareço um idiota. Eu queria ir, queria? Eu não pedi esse trabalho! Mas o Senhor vai me deixar aqui sozinho? De jeito nenhum! E eu? Eu faço tudo isso para o Senhor, e o que recebo em troca?

Silêncio. Uma pequena planta está crescendo; suas raízes estão se infiltrando no solo.

- Bem, agora sim. Finalmente alguma sombra. Já era tempo de o Senhor fazer algo por mim. Agora se o Senhor pudesse fazer algo pela minha imagem... Minha reputação está péssima!

Silêncio. Só o barulho de um pequeno inseto, subindo na planta e comendo suas folhas.

- Deus, o Senhor acha isso justo? Minha planta se foi e eu estou com mais calor e mais sede ainda do que antes. Eu sigo a Sua vontade. Faço o que o Senhor diz, e como o Senhor me retribui? O Senhor me tranforma num mentiroso e me deixa sofrer no calor. Afinal de contas, que tipo de Deus é o Senhor?

Silêncio. E então Deus fala:

- Como é que você se importa mais consigo mesmo do que com uma cidade cheia de pessoas? Como é que você se importa mais com seu conforto presente do que com o conforto eterno de outros? Como é que você se importa com mais com uma pequena planta do que com uma cidade cheia de pessoas? Afinal de contas, que tipo de profeta é você?

Silêncio. Jonas abaixa a cabeça e chora.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eitaaaaaaaaa, quer fazer uma nova "The Message" é? hehehe