quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

O que eu penso sobre os homossexuais

Ps: O artido está grande e ainda não foi revisado, mas vale a pena ler!

O assunto é áspero. Delicado. Indigesto. Não se gostam muito de falar, comentar, etc. Um dos lados sempre tende a cair no preconceito. E assim vai...
Falar sobre os homossexuais é complicado. Dificilmente alguém não tem preconceito. E existe sempre algumas falácias. E é por elas que eu gostaria de começar esse artigo.

Falácias
A primeira falácia é a do falso dilema. Ou seja, dão um limitado número de opções (duas), quando de fato há mais. Usam ilegitimamente o operador "ou". Pôr as questões ou as opniões em termos de "ou sim ou não" gera, com frequência, essa falácia. E no caso homossexual isso é notório. Os dois lados não dão brecha. Ou você é a favor, ou você é contra.
Eu posso não concordar com a prática homossexual, mas se for a favor de casamento gay (dizem os que são contra) estarei sendo conivente. Estarei incentivando. E estarei sendo a favor da prática homossexual. Isso parece que o "forte argumento" dos militares na ditadura. A famosa frase "Brasil: ame ou deixe" sintetiza bem esse dilema.
Um falso dilema. Eles podem se casar porque a constituição, em teoria, exige igualdade para todos. Não porque eu concorde com essas práticas.
Uma segunda falácia é a da linguagem preconceituosa. Se você for contra a prática homossexual, então é homofóbico. Isso é uma espécie de estratégia do movimento GLBTT. Termos carregados e emotivos são sempre usados para ligar valores morais à crença na verdade da preposição. Parece complicado, mas com alguns exemplos nos damos uma luz ao assunto.
Na frase: "Os portugueses bem intencionados estão de acordo em plebiscitar à pena de morte" sugere explicitamente que se você não concorda com a pena de morte, então não é bem intencionado.
Na frase: " O primeiro ministro pretende que as novas taxas de juro ajudarão a diminuir o déficit" é contruída de tal forma que o uso de "pretende" sugere que o primeiro ministro está errado.
Sendo assim, eu posso ser contra a prática homossexual. E nem por isso sou homofóbico. Ou preconceituoso. Apenas não concordo. Isso não faz de mim um conservador atrasado. Ou algo do tipo.

Casamento Gay
A pergunta que insisto sempre em fazer: se todos somos iguais perante a lei, está certo alguns brasileiros terem mais beneficios do que outros?
Quando falo que sou a favor do casamento gay, é nesse ponto que me concentro. Não que eu seja conivente. Longe disso. Mas eles precisam ter direitos iguais aos heteros. Eles pagam os mesmos impostos? Sim. Estão sujeitos as mesmas leis? Sim. Então nada mais justo do que terem os mesmos beneficios.
Atualmente, os homossexuais possuem 37 direitos a menos. Uma desses direitos é não autorizar cirugia de risco, por exemplo. Pensemos bem: isso está certo?
A nossa constituição é clara. O artigo 5º diz:


"TODOS são iguais perante a lei, SEM DISTINÇÃO DE QUALQUER NATUREZA, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade."

Portanto, para termos uma sociedade mais justa e um país sadio, é necessário que essa igualdade se concretize. Inclusive com os gays.
Aceitar que duas pessoas do mesmo sexo se casem e sejam reconhecidas como família é um ato doloroso para boa parte dos brasileiros. Mas não há outro jeito de termos uma sociedade mais igual. Ser tolerante é um exercício que requer cuidado diário. Exatamente como o casamento!
Dois últimos detalhes: 1º As pessoas que são contra casamento gay não são preconceituosas. Certa vez meu professor de filosofia deu boas razões para não aceitar. Os Cristãos também tem boas razões para discordarem. E isso não faz deles um bando de homofóbicos. Eles apenas não concordam.
2º quando me refiro a casamento gay, falo em casamento no civil. EM HIPÓTESE NENHUMA OS GAYS PODEM CASAR NUMA IGREJA QUE SE DENOMINA CRISTÃ. Nem exigirem isso porque a liberdade religiosa dos cristãos tem que ser respeitada. No paragráfo IV e VI do artigo 5º da constituição ressalta isso claramente. Dizem o seguinte:

IV - é LIVRE a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

VI - é INVIOLÁVEL a LIBERDADE de consciência e de CRENÇA, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a PROTEÇÃO aos locais de culto e a suas LITURGIAS;

Homossexualidade na Bíblia
Com base no que já vimos até aqui, no nosso país temos liberdade de crença. Sendo assim, os cristãos podem perfeitamente ententer homossexualidade como pecado. Para provar isso, vou mostrar a opnião de Paulo, escritor Bíblico.
Em I Corintios 6: 9 e 10 lemos o seguinte:

"Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, NEM OS AFEMINADOS, NEM OS SODOMITAS, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. E tais fostes alguns de vós; mas fostes lavados, mas fostes santificados, mas fostes justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus".


Para termos uma correta compreesão do que Paulo está dizendo, faço algumas perguntas:


1. A que Paulo está se referindo, quando ele relaciona essa lista de vícios?
Reposta: A estilos de vida. A formas repetitivas de comportamento. A hábitos de mente e de ação. Ele não tem em mente queda pontuais seguidas de arrependimento, perdão e (com a ajuda de Deus) maior vigilância contra recaídas; mas estilos de vida nos quais alguns de seus leitores estavam se inserindo, acreditando que não havia nenhum dano neles, para o Cristão.

2. O que é que Paulo está dizendo sobre esses hábitos?
Resposta: Eles são caminhos pecaminosos e se não houver arrependimento e renúncia a esse caminhar, aquelas pessoas, que assim se identificam, estarão fora do Reino de Deus quanto à salvação. Claramente identificamos na atitude expressa por essas pessoas, auto-indulgência, auto-gratificação, ausência de auto-disciplina e de abnegação bem como uma falta de discernimento moral subsistindo no fundo de seus corações.

3. O que Paulo está dizendo sobre a homossexualidade?
Resposta: Aqueles que declaram pertencer a Cristo deveriam evitar a prática de conexão física com o mesmo sexo com fins de gratificação sexual, seguindo o modelo do coito heterossexual. As expressões de Paulo - "afeminados" e" sodomitas" (homens que praticam a homossexualidade, como temos em algumas traduções) se referem às duas palavras gregas que identificam as pessoas envolvidas nesses atos. A primeira, arsenokotai, significa, literlamente," aquele que se deita com um macho" - isso parece suficientemente claro. A segunda palavra, malakoi, é utilizada em muitas conexões com o significado de "não masculino", "relativo à mulher" e "afeminado"; aqui a referência é à pessoa do sexo masculino que se presta ao papel da mulher no contato sexual físico.
Neste contexto, no qual Paulo utiliza dois termos para caracterizar desvios comportamentais sexuais, não existe campo para duvidar o que passava em sua mente. Ele deve ter conhecido, como cristãos contemporâneos O seu ponto é que os cristãos têm que resistir esses impulsos, uma vez que exteriorizá-los em ação não pode agradar a Deus e demonstrará impenitência letal. Romanos 1.26 mostra que Paulo haveria falado de forma similar quanto ao comportamento lésbico, se existisse razão para ser mencionado nesta mesma passagem.

4. O que é que Paulo está afirmando sobre o evangelho?
Resposta: aqueles que, como pecadores perdidos, entregam-se a Cristo em fé genuína assim recebendo o Espírito Santo, como todos os cristãos o recebem (ver Gl 3.2), recebem transformação nessa transação. Eles recebem uma limpeza de consciência (a lavagem do perdão), a aceitação da parte de Deus (justificação) e a força para resistir e não externar as tentações específicas que experimentam (santificação). Com alguns crentes da igreja de Corinto, Paulo estava celebrando o a concessão de poder moral advindo do Espírito Santo, no campo heterossexual; junto com aqueles membros da igreja de Corinto, os homossexuais de hoje são conclamados a provar, viver e celebrar o recebimento deste poder moral do Espírito Santo, no campo homossexual. Todos nós sofremos tentações sexuais, de uma maneira ou de outra, mas podemos todos caminhar a jornada da castidade, assim possibilitados pelo Espírito, agradando, desta forma, a Deus.

Natureza homossexual
Um novo argumento que o movimento GLBTT trouxe a tona é que o homossexualismo é algo natural. Assim como heteros. Para cofirmar isso eles vão ao mundo animal. Existe homossexualidade no mundo animal? Sim, existe. Outro dia o Museu Natural de Oslo apresentou uma exposição sobre a homossexualidade no mundo animal. Isso para mostrar que os desvio sexual é natural. Logo, não é pecado.
Falácia. O dicionário define natural como o que é feito de acordo com a propriedade das coisas. A wikipédia define como "normalidade", "estado padrão das coisas".
É normal comer pela boca. Mas posso tentar comer pelo ouvido. Sou livre. O que eu não posso fazer é pretender que as pessoas aceitem minha atitude como natural.

Conclusão
Homossexualismo é pecado? Biblicamente sim, como foi mostrado. É natural? Não, devido a anatomia humana e todo o bla bla bla filosófico. Mas eles podem se casar? Sim, é um direito deles.

Espero que tenha esclarecido minha opnião sobe o assunto. E desde já, que não apareça mal entendidos...

Referências
1. J.I. Packer, Porque me retirei da Igreja Anglicana
2. Alejandro Búllon, Sinais de Esperança
3. Against Nature? An Exhibition on Animal Homosexuality, www.nhm.uio.no/againstnatu/index.html
4. Revista Superinteressante, julho de 2004
5. Guia de Falácias Lógicas do Stephen

Nenhum comentário: