sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Porque comemos os animais?!

Esse conto é legal. Escrevi inspirado numa aula de Teoria da Comunicação I, com o excelente professor Matheus Andrade. Leia e divirta-se:

Ano: 2090
Local: Planeta BR13
Personagem: Marshall McLuhan, viajante espacial almoçando num restaurante de “última geração”.

Abrem-se as cortinas:

Marshall McLuhan chegou às 26h no planeta BR13. O horário não esta errado: talvez você ache estranho por ser do sistema solar. Mas enfim, essas "burocracias cosmológicas" serão deixadas de lado (que o diga a parte inferior ocidental da terra).
Ao chegar, o primeiro pensamento que veio a sua cabeça foi movido pela barriga: faziam 17951321 nanômetros (em linguagem terráquea dá 2 horas) que ele não comia. Os terráqueos possuem três particularidades alimentares, no mínimo, estranhas: 1- comem a cada 1,5 horas (a média da galáxia é de 5 horas); 2- comem rápido nos chamados fast-food (desculpem a redundância, mas eu não resisti à tentação); 3 – comem seres vivos.
Mas enfim, essas burocracias cosmológicas serão deixadas de lado (que o diga a parte inferior ocidental da terra).
Voltando ao texto: McLuhan estava com fome. Procurou um restaurante pra almoçar. Queria provar o que de melhor tinha o planeta BR13. De longe ele viu uma placa luminosa anunciando que “a carne mais macia de todo o universo” era feito ali. Isso o convenceu.
Ao entrar ele foi gentilmente atendido pelo atendente. Depois, o atendente o repassou ao garçom, que o conduziu a sua mesa para almoçar:

- O que o senhor vai querer – pergunta o garçom.
- Quero provar a carne mais macia de todo o universo – respondeu McLuhan.
- Certo, certo – disse o garçom – vou trazer pro senhor pré-aprovar!
- Ok!? – respondeu McLuhan confuso. Ele não tinha entendido o que o garçom queria dizer com “pré-aprovar”.

Talvez fosse alguma outra burocracia cosmológica com que estava acostumado na parte inferior-ocidental da terra (pra quem não se tocou até agora, é o Brasil).

Cinco minutos depois se aproxima uma vaca. Ela tinha uma bela aparência, um pêlo brilhante, chifres engraxados... enfim, parecia com saudável . McLuhan tomou um susto quando viu o mamífero do seu lado. Mais susto ele teve quando a vaca falou:

- Pois não senhor? Em que posso servi-lo?
- Como assim servi-lo? Você fala?
- Todos os animais de BR13 falam e tem sentimentos, senhor! O senhor vai me querer bem passada ou mau passada?
- Isso é estranho... – disse McLuhan sem piscar um olho sequer – e você ainda me pergunta se eu vou te comer?
- Sim! O senhor não entrou aqui porque queria comer a carne mais macia do universo? Então, eu quero lhe garantir que ao longo dos meus anos fui projetada pra isso. Passei por um rigoroso controle de qualidade. Desde bezerro fui preparada para esse momento. Assim que parei de mamar, fui separada da minha mãe. Fui cuidada com a melhor ração, a melhor pastagem, no melhor ambiente... e lhe garanto a minha carne, depois de todos esses anos, está macia e suculenta!
- Eu não estou entendendo mais nada! Vou lhe comer e você está do meu lado antes de morrer?
- Desculpe se lhe assustei, senhor. É que nesse universo cada vez mais globalizado não podemos perder tempo. O senhor não vai se arrepender: aqui no restaurante temos um dos melhores abates da galáxia. A maioria de nos morre da segunda ou terceira paulada na testa.
- Como é a história? Você vai levar uma paulada na testa pra eu te comer?
- Uma não senhor. Somos resistentes: duas ou três mata.
- Eu devo estar sonhando...
- Não senhor, é a realidade. Mas eu lhe asseguro que o senhor não tem do que reclamar. O senhor pode até optar se vai me querer em pedaços, moída, em bifes...
- Eu não estou acreditando que o meio está sendo a mensagem...
- Preciso que o senhor decida: vai querer o peito, o coxão duro, o coxão mole, a picanha, o filé mignon, o músculo dianteiro... algum problema senhor?
- É lógico que eu não vou lhe comer minha filha!
- E porque não?
- Porque isso não existe. Como pode eu está falando com você e lhe comer daqui a alguns minutos?
- Bom, nos aqui já somos acostumadas, senhor. Em todo o universo é assim. Lhe garanto que o senhor não vai se arrepender. Minha coxa traseira com pimentão fica uma delicia...
- Eu vou sair dessa coisa...
- Não senhor! Por favor, se não eu perco meu emprego! Porque o senhor está tão assustado? De que planeta o senhor é?
- Da terra!
- Ué, mas na terra vocês comem animais, certo?
- é, comemos...
- Ahhhhhh, ta! Entendi. A diferença é que lá na terra os animais não falam.

Fecham-se as cortinas.

Nenhum comentário: