quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Mitos sobre a Bíblia

A Bíblia é O LIVRO. Não falo isso por ser cristão. Falo porque ela é considerada a obra literárias mais importante da humanidade. É disparado o livro que mais vende à dois mil anos. Praticamente todas as línguas já a traduziram. Ela está disponível em praticamente todos os cantos do mundo.
A Bíblia é indiscutivelmente o livro mais influente da cultura ocidental. Ela marcou profundamente a história da humanidade. Está presente na maioria dos lares da Europa e da América. Dificilmente você encontrará alguém que nunca ouviu um trecho das Escrituras Sagradas.
Posso ser bem polêmico, mas creio que todas as pessoas nascidas no âmbito de uma sociedade Cristã (como a nossa) deveriam estudar a Bíblia. Pelo menos ocasionalmente.
Estuda-lá não exatamente com o propósito de louvá-la ou usá-la como um guia prático, mas simplesmente, por que é impossível compreender a sociedade ocidental sem algum conhecimento deste livro.
A Bíblia é tão marcante em nossa sociedade que nem mesmo um século de separação entre Igreja e Estado conseguiram eliminar seus vestígios de nossa Constituição Civil. Inúmeros elementos culturais tem suas raízes em seus textos, e mesmo nossa linguagem está impregnada de seus conteúdo
Entretanto, por ser um livro famoso, popular, antigo e divino, a Bíblia se tornou um livro rodeado de mitos. Muitos mitos. Beste-Seller são escritos em torna dela (Dan Brow que o diga), doutrinas são (errôneamente) fundamentada nela e céticos fundamentalistas a acusam severamente. Aqui, vou tratar de derrubar certos "mitos" em torno da Bíblia.
Após estudar a Bíblia por anos, decidi escrever esse pequeno artigo. Baseado em teólogos renomeado, filósofos e um "punhado" de outros entendidos, procuro mostrar alguns "conceitos não ensinados pela Bíblia".

A Bíblia perdeu parte de seu conteúdo original devido as sucessivas traduções
Apesar de qualquer tradução prejudicar a essência de uma obra, não é procedente acreditar que a Bíblia que possuímos hoje seja diferente daquela que foi originalmente escrita. Ao contrário do que se pensa, a Bíblia NÃO SOFREU DIVERSAS TRADUÇÕES SUCESSIVAS. Mesmo as que possuímos em Português foram em sua maioria traduzidas de seu idioma original. O Antigo Testamento foi escrito em Hebraico e Aramaico, e o Novo em Grego. Nenhuma dessas línguas está morta como ocorreu com o Latim, a primeira língua para a qual foi traduzida. Qualquer um desses idiomas é ainda hoje falado por milhões de pessoas no mundo e qualquer um pode aprendê-lo com facilidade em cursos, escolas especializadas ou universidades. A maioria dos estudiosos afirma que a melhor tradução da Bíblia é a versão para o Inglês demoninada King James Bible. Em Português a melhor tradução é a Bíblia Católica de Jerusalém.

A Bíblia teve seu conteúdo original deliberadamente alterado pela Igreja Católica
Este é um mito sem o menor fundamento. Embora de fato alguns trechos de certas versões da Bíblia tenham sofrido interpretações temporais, ela não sofreu nenhuma alteração em sua essência. Além da Igreja Católica, A Bíblia também foi guardada por diversas comunidades do oriente médio (principalmente árabes) e pela Igreja Ortodoxa Oriental. O Velho Testamento foi preservado pelos Judeus. Não há qualquer diferença significativa entre "essas versões". Ademais, seria muito estranho que tal fosse verdade. Teria sido um trabalho de péssima qualidade uma vez que diversas posturas da Igreja Católica são claramente Anti-Bíblicas. Se a igreja realmente a tivesse alterado, teria pelo menos atenuado tais contradições.

Ps: Vale lembrar que o Catolicismo é uma religião baseada não somente na Bíblia, mas também em quase 2.000 anos de obras filosóficas, éditos e bulas papais.

A Bíblia traz, disfarçadamente, o conceito de Reencarnação
Esse mito é em geral alimentado pelos dois anteriores. Apesar de ser este o desejo de diversos místicos, é preciso muita distorção interpretativa para se retirar a idéia de reencarnação diretamente da Bíblia. Há inúmeras citações que inviabilizam tal possibilidade, e pouquíssimas que se interpretadas isoladamente, poderiam sugerir qualquer apoio à crença da reencarnação.

De acordo com a Bíblia, as pessoas boas estão no Céu e as Más no Inferno
Essa é uma das mais flagrantes evidências do quanto a maioria dos cristãos não conhece sequer o básico sobre seu próprio livro sagrado. Qualquer interpretação teológica séria da Bíblia mostra claramente que até hoje, NINGUÉM foi para o Céu (ou Paraíso), nem exatamente para o Inferno ou mesmo Purgatório. De acordo com a Bíblia, TODOS OS MORTOS ESTÃO MORTOS! Deixaram de existir! E sendo assim não tem qualquer consciência. Ou no máximo estariam em algum plano incognoscível. Os mortos só serão ressuscitados no dia do Juízo Final, quando finalmente serão julgado por Deus. Aí sim, os ditos ímpios serão lançados no Abismo (ou Inferno) e os escolhidos PERMANECERÃO NA TERRA, que voltará a ser um Paraíso como fora o Jardim do Éden. Pela maioria das teologias, ninguém ira exatamente para o Céu! A Bíblia também não menciona o Purgatório.

A Bíblia declara que os condenados ao Inferno sofrerão Eternamente
Embora essa idéia seja predominantemente difundida entre boa parte dos cristãos, ela não é declarada explicitamente na Bíblia. No Velho Testamenteo com certeza não há qualquer menção a Condenação Eterna. No Novo Testamento há citações que dão essa idéia. Entretanto ela é extremamente duvidosa uma vez que as palavras empregadas, inclusive a usada para "eterno", tem outros significados. Muitos teólogos e igrejas específicas propõem que os condenados serão aniquilados pelas chamas do Inferno, ou seja, deixarão definitivamente de existir. É a doutrina do Aniquilacionismo. Além disso a própria expressão "Punição Eterna" possui uma contradição básica que pode ser evidenciada em qualquer dicionário. "Eterno" é um conceito que está fora do Tempo, tendo sempre existido, já "punição" ou "condenação" claramente dependem do conceito de Tempo, só se pode ser julgado ou condenado por algo que se fez no passado, e só se pode ser punido a partir de algum momento no tempo, o que contraria a idéia de Eterno. O termo mais correto seria Punição Perpétua, que mesmo assim, não possui base Bíblica clara.

Pela Bíblia, o Ser Humano possui uma alma imortal que transcende o corpo físico
Outro mito difundido mas sem base. Pela Biblia, o Ser Humano só possui alma enquanto possuir corpo. Não há uma essência espiritual independente. Após a Ressureição no Juízo Final, que ressucita tanto a alma quanto o corpo, os escolhidos para o Paraíso viverão fisicamente nele, assim como os lançado ao Inferno.

Nenhum comentário: