terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Sou Adventista, mas...

Eu tenho esse trauma quando vou tentar namorar uma menina. Nunca ganho um NÃO de cara. Sempre sou comtemplado com um “Você é legal, mas...” A continuação é quase sempre inútil, niilista ou — pior — coberta por uma negatividade exultante.
No começo eu não ligava. De uns anos pra cá começou a incomodar. Partindo desse pressuposto de “prêmio de consolação” (ou como queiram classificar), dá mais ou menos para entender quando Jesus desabafa lá em Apocalipse 3 para a Igreja de Laudicéia: “Ah... quem dera vocês fossem frios ou quentes”.
Atualmente, estou notando que na igreja Adventista está tendo muito disso. “Sou Adventista, mas...” Sempre vem com uma desculpa esfarrapada para não acreditar em algo, pecar ou coisa da natureza. Geralmente, são aqueles irmãos responsáveis pelas teorias da conspiração. E (infelizmente) são os principais “sujadores” do nome Adventista. Vou nomear só alguns tipos:

SOU ADVENTISTA, MAS NÃO ACREDITO OU DUVIDO DA INSPIRAÇÃO DE ELLEN WHITE
Esse é disparado o “pau que mais tem”. Mesmo com uma série de livros maravilhosos, excelentes conselhos, profecias espetaculares cumpridas... mas muita gente da igreja não acredita na inspiração. Ou duvida. O pior é que a maioria dos desconfiados mal pega nos escritos dela. E a outra parte que duvida da inspiração, é porque ela mexe no calo de alguém. Se você um irmão pentecostal não acreditar ou duvidar da inspiração da irmã White, é até “compreensível”. Mas um Adventista do 7º dia...

SOU ADVENTISTA, MAS NÃO ACREDITO NA TRINDADE
Esse “sou Adventista, mas...” ta na moda. Incrível o número de pessoas que excluem o Espírito Santo como Deus. “É uma força”... bah! Nunca vi uma força gemer, consolar, etc... Mas esse ta na moda. E pior: além de duvidar de uma doutrina básica do Cristianismo, ainda colocam palavras na “boca de Ellen White”, para afirmarem que ela era anti-trinitariana... era só o que faltava.

SOU ADVENISTA, MAS NÃO CONFIO NA MORALIDADE ADMINISTRATIVA DA IGREJA
Geralmente, esses são os que usam isso pra não dar o dizimo (verdade nua e crua). Pior: quando fazem o racha, eles revêem algum ponto teológico e usam esse tal ponto como desculpa para o “Saímos da igreja por causa disso...” Não chegam a admitir, “Saímos da igreja porque éramos infiéis nos dízimos e nas ofertas. (isso acontece muito nos EUA. Principalmente com o bonitão editor do site alvorada.us).

SOU ADVENTISTA, MAS NÃO SOU CRIACIONISTA
Por favor, por favor por favor... Não tem como ser Adventista e não ser Criacionista. Se quiser ser um Evo Teísta, vai pra Anglicana, Metodista, Luterana (ou qualquer uma dessas protestantes históricas). Recentemente, um grupo Adventista no EUA negaram o criacionismo. Não sei como eles conseguem. Se nossa razão de guardar o sábado é justamente a criação. Se uma das mensagens angelicais relembra a criação... SE TODA A BÍBLIA É CRIACIONISTA, não entendo mesmooo porque ser evo (isso se dá muito cmo os acovardados intelectuais nas universidades que por “preguiça” de estudar sobre o criacionismo ou por vergonha, aderem a uma espécie de evo disfarçado).

SOU ADVENTISTA, MAS SOU EXCLUSIVISTA
Uma das maiores tragédias da igreja. Esses exclusivistas que acham que só “os Adventistas serão salvos”. Não sabem o dano que isso causa pra reputação de nossa igreja.

SOU ADVENTISTA, MAS CREIO QUE A SALVAÇÃO TEM UMA PARTE HUMANA
Minha nossa. Eu mesmo já ouvi e vi isso em comunidades de debate. Isso é o cúmulo. Acreditam que o ser humano tem uma parte, que tem uma pontinha de merecimento na salvação. Bah! Vão ler Gálatas e Efésios vão...

SOU ADVENTISTA, MAS SOU VEGAN
Se você quer ser vegetariano, ok! Nada contra. Agora, impor isso nos outros são outros 500. Pior: ainda baseiam isso nuns textos obscuros de Ellen White... Que fique bem claro: ELA ACONSELHA A NÃO COMER CARNE, MAS NÃO PROIBE VEEMENTEMENTE. O próprio Jesus comeu carne. Lá no céu vão ter um monte de gente que comeu carne aqui oras...

SOU ADVENTISTA, MAS TOMO CAFÉ, COCA, ETC
Esse é o contrário do outro. Não tão nem aí pra saúde. Pior: tentam provar biblicamente que estão certos (aliás, como estou mostrando aqui, o pior é quando tentam achar versos da bíblia para arrumar desculpas pra pecar)... É bom deixar bem claro: quando a igreja diz não tome café, não é fundamentalismo. È para nossa saúde. Mas parece que isso não entra na cabeça do povo!

Nenhum comentário: