segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Esquecendo do aniversariante: reflexões sobre o Natal!

Meu natal foi bom. Muito bom mesmo. Talvez o melhor natal da minha vida. É sempre assim quando toda a minha família se junta numa só casa: o dia fica divino. Mesmo minha mãe me matando de vergonha, mesmo meu irmão tirando onda com minha cara e mesmo o meu primo dizendo "tem 20 anos e nunca pegou uma mulher". Apesar disso tudo, o natal foi perfeito. E para que isso acontecesse, alguma peças entraram no quebra-cabeça.
A primeira peça se chama família. Natal que é natal tem que ser do lado da família. Meus natais sempre são assim. O único natal que eu passei longe da minha família foi uma porcaria. Me refiro a 2007. Todo mundo comemorando o natal e eu na igreja. Me arrependo até hoje. Minha teoria de que as igrejas tem que fechar para que aspessoas possam comemorar o natal em família se fortalece a cada ano.
A família é algo importante. Acho que por isso a Bíblia dá tanta ênfase a importância dela. Sem ela, a vida perde o colorido. Tem sempre os tios que você não vê a tempo e os primos que são seus companheiros de aventura. Aliás, existe algo melhor que primo?
Uma segunda peça importante no natal é a ceia. Venhamos e convenhamos: Natal sem ceia é como aniversário sem bolo ou pique-nique sem lanche: pode até ter, mas o "espírito da coisa" não pega.
Uma terceira peça importante são os presentes. Tem algo melhor do que receber presentes? Natal sem presente é como arco-íris sem cor. Pode ser uma lembrancinha, pode ser um cartãozinho... mas tem que ter. É lei. Os presentes nos fazem sentir importantes, amados, úteis. Os presentes nos dão um senso de "você é querido".
Quando falo em presentes, me refiro aos presentes que são dados sem obrigação. Por livre e espontânea vontade. Não aquele presente de amigo secreto, que você tem que dar obrigatoriamente ou a troca de presentes (você dá porque a pessoa te deu um).
Pra falar a verdade eu, particulamente, não gosto desse tipo de presentes. Presentes tem que vir porque a outra pessoa quis te presentear e ponto.
A quarta peça são os enfeites. A árvore de natal, os arranjos natalinos, etc. Isso dá o encanto do natal. As casas coloridas, as musicas, os pisca-piscas... e o papai noel. Tem gente que acha que ele é uma figura pagã (e um monte de imbecilidades do tipo). Mas natal sem papai noel não é natal. No máximo "festa de fim de ano".
A quinta peça é o "feliz natal". Ontem recebi um monte. Isso é legal. As pessoas sempre te dão feliz natal. Nos mercadinhos, nas padarias, nas ruas, nos onibus. Ontem recebi meia duzia de ligações. Amigos da faculdade, da esquina, do futebol. Todos desejando feliz natal!
A última peça é a mais importante. A que me esqueci ontem: foi no Natal que nasceu nosso Salvador, Jesus Cristo. Uma data tão importante que o mundo divide o calendário em antes Dele e depois Dele. Com todas as festas, amigos, fogos... esqueci ontem do aniversariante. Do motivo da festa. É como ir ao Morumbi torcer pelo São Paulo e não gritar nenhuma vez a palavra "Tricolor".

Espero que o Natal de vocês tenha sido tão bom quanto o meu. E que vocês não tenham cometido a falha que eu cometi!

Obrigado pelo Natal Jesus!

Nenhum comentário: