quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Porque as pessoas gritam!

Estavam brigados. Ele estava tentando consolá-la, mas sem sucesso. Tinham pego uma discussão e os ânimos tinham se exaltado.
Depois de um minuto de silêncio, Bruno pergunta pra Emanuelly :
- Por que as pessoas gritam quando estão aborrecidas ?
- O que isso tem haver com nosso assunto?
- Nada, só estou aqui refletindo...
- Gritamos porque perdemos a calma – disse Emanuelly com um tom ríspido.
- Mas, por que gritar quando a outra pessoa está ao seu lado ? - questionou novamente Bruno
- Bem, gritamos porque desejamos que a outra pessoa nos ouça – respondeu Emanuelly querendo ver aonde ele queria chegar.
Então Bruno volta a perguntar:
- Então não é possível falar-lhe em voz baixa ?
Ela ficou pensando, refletindo sobre uma resposta sensata, mas nenhuma foi satisfatória.
Então ele esclareceu :
- Você sabe porque se grita com uma pessoa quando se está aborrecido ? O fato é que, quando duas pessoas estão aborrecidas, seus corações se afastam muito. Para cobrir esta distância precisam gritar para poderem escutar-se mutuamente. Quanto mais aborrecidas estiverem, mais forte terão que gritar para ouvir um ao outro, através da grande distância. Por outro lado – continuou Bruno - o que sucede quando duas pessoas estão enamoradas ? Elas não gritam. Falam suavemente. E por quê ? Porque seus corações estão muito perto. A distância entre elas é pequena. Às vezes seus corações estão tão próximos que nem falam, somente sussurram. E quando o amor é mais intenso, não necessitam sequer sussurrar, apenas se olham, e basta: Seus corações se entendem. É isso que acontece quando duas pessoas que se amam estão próximas...
Por fim, Bruno concluiu, dizendo :
- Emanuelly, quando discutirmos, não vamos deixar que nossos corações se afastem! Não vamos dizer palavras que os distanciem mais, pois chegará um dia em que a distância será tanta que não mais encontrarão o caminho de volta!

Nenhum comentário: